Problemas de autoestima
Sentir-se mal consigo mesmo pode afetar sua visão do mundo inteiro.
Pessoas com baixa autoestima se sentem menos capazes de enfrentar os desafios da vida, defender-se e sentir-se à vontade nos relacionamentos, e são mais suscetíveis à ansiedade e à depressão.
A baixa autoestima muitas vezes pode começar na infância, quando uma educação que foi dura ou invalidante deixa você com a sensação de que você simplesmente não é bom o suficiente. Ou talvez você tenha achado difícil corresponder às expectativas de outras pessoas – ou às suas próprias expectativas. Se você tem baixa autoestima, alguns dos seguintes comportamenrtos podem parecer familiares:
● Sentindo-se não amado, desajeitado ou incompetente ● Você tem a crença de que precisa ser, ou parecer, perfeito para ser aceito
● Evitar situações sociais com pessoas desconhecidas
● Estar atento a sinais de rejeição
● Evita coisas novas ou desafiadoras
● Julgar a si mesmo como inadequado(a)
● Críticas constantes nas escolhas, conquistas, corpo e/ou modo de ser.
● Não se abrir nos relacionamentos
● Dificuldade em se afirmar e dizer não
O risco de viver com todos esses pensamentos e comportamentos é que você acaba se sentindo sobrecarregado, ressentido e deprimido. A terapia pode ajudá-lo a reexaminar as crenças negativas que você tem sobre si mesmo e desvendar as estratégias de enfrentamento que você desenvolveu para lidar com elas.
Isso pode colocá-lo em uma jornada para reconhecer seus pontos fortes, construir relacionamentos positivos, ser mais assertivo com os outros e mais gentil consigo mesmo. Satisfação pessoal é necessário para uma saúde mental de qualidade.
